quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Passa rápido demais


Em uma visita a casa da minha avó paterna, ao chegar a uns cinco metros próximo a sua casa, pude notar ela sentada na varanda, olhando para o nada e quieta, como se estivesse com o pensamento longe. Comecei a reparar em seus detalhes, as linhas de rugas em seu rosto...quanto ela estava velha. Então veio à minha cabeça o que ela poderia está pensando, comecei a dialogar comigo mesma, como se estivesse na cabeça dela: "Ah bons tempos, quando eu era ainda uma mocinha, com uma pele lisa e macia, cabelos negros esvoaçantes...e meu corpo então: tão delicado, bem moldado. No entanto hoje estou aqui sentada, esperando o que mais da vida? Com 74 anos não tem mais muita coisa a se esperar...". Enfim, por alguns minutos eu compartilhei os pensamentos dela como se tambem fossem meus.
Ao chegar em sua casa, passei mas um tempinho lá com ela e voltei para minha casa, e aquela imagem da vovó sentada na varanda, aqueles pensamentos, não fugiram de mim tão cedo. Já era novembro de 2008, estava bem perto do meu aniversario, eu estava prestes a completar 20 anos. Comecei então a ficar deprimida, imaginando quão rápido minha vida estava passando, daí eu pensei o seguinte: "preciso fazer algo para aproveitar cada minuto da minha vida, pois o tempo passa muito rápido", "quero retardar meu envelhecimento, como posso fazer isso?"...partindo daí, comecei a ter uma síndrome de Peter Pan, eu não queria envelhecer.
Então dois anos se passaram, é novembro de 2010 e estou mais madura, meu corpo sofreu algumas alterações, o que é natural, mas eu descobri que eu posso continuar bem jovem, mesmo envelhecendo. A formula da juventude é manter o estado de espírito elevado, através do sorriso, da paciencia, da musica, da caridade com o próximo, entre outras coisas, isso alimenta a alma e nos torna mais vivos a cada dia, e quando chegar a uma idade avançada vai ter tantas coisas para recordar que vai até esquecer que está proximo do fim desse ciclo que é a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário